loader image

TRANSIÇÃO DIGITAL EM EVENTOS DE PROMOÇÃO COMERCIAL: PRÓS E CONTRAS

Artigo publicado na Revista do Simpósio em Negócios Internacional da Apex Brasil – Transformação Digital

Leia o artigo na íntegra AQUI.

O objetivo do artigo foi analisar os prós e contras dos eventos de promoção comercial digitais e suas implicações para ações de promoção comercial, domésticas ou internacionais, investigando as barreiras encontradas em eventos de promoção comercial virtuais em relação aos presenciais e suas conexões com a importância de diversos atributos para a geração de negócios.
A relevância e justificativa para esta pesquisa partem da premissa de que a transformação digital traz benefícios para as empresas em um período de restrição de mobilidade e de realização de ações presenciais. Contudo, ferramentas e estratégias desenvolvidas neste período devem ser avaliadas, aproveitadas, revisitadas e aprimoradas para obtenção de resultados melhores no futuro.
Para avaliação dos prós e contras dos eventos de promoção comercial digitais e presenciais, objetivo deste artigo, foi construído um questionário, em plataforma on-line e em três idiomas (português, inglês e espanhol) e encaminhado, por e-mail, para uma base de cerca de 800 empresas. O prazo de coleta da pesquisa foi de três semanas, e a amostra final contou com a participação de 185 empresas.

Síntese dos principais prós e contras dos eventos de promoção comercial virtual em relação aos presenciais

Analisando os resultados obtidos, pode-se concluir que ações virtuais de promoção comercial estão em parte incorporadas às atividades das empresas, e devem seguir ganhando relevância, inclusive com a inserção de novas tecnologias e funcionalidades.

Fica claro, no entanto, que essa transformação não é total, e que as atividades presenciais seguem relevantes na percepção dos respondentes, principalmente nos aspectos de empatia, experimentação e ganho de confiança para o desenvolvimento de negócios internacionais.

Somando esses dois aspectos, pode-se vislumbrar o desenvolvimento de ações híbridas, combinando as oportunidades e benefícios dos modelos presencial e virtual.

Além disso, a pesquisa oferece insights importantes sobre a maneira de conduzir as ações digitais de forma a obter bons resultados aos participantes, assim como a abordagem e preparação, tanto no que diz respeito às trocas antecipadas de informações e materiais, quanto nos cuidados a serem tomados para o bom andamento de reuniões e encontros de negócios. Abre também a possibilidade da organização e intensificação de modelos de eventos híbridos internacionais, ou seja, físicos e digitais, cuja realização pode resultar em mais “prós” e mitigar os “contras”.

Como podemos ajudar?