loader image

EVENTOS VIRTUAIS

É incrível como a internet e a tecnologia nos possibilita criar inúmeras ideias e ações somente no ambiente online! Nesta pandemia, vimos que os eventos virtuais cresceram consideravelmente! E isso é uma boa notícia para aqueles que sempre quiseram fazer eventos, mas nunca consideraram que de forma online quase tudo é possível! 

Vamos descobrir um pouco mais sobre eventos online? Bora lá!

Por meio de transmissão online, é possível atingir um público diversificado e de todos os lugares do mundo, ou seja, não existem limites para que seu evento seja um sucesso. Com a popularização desta nova forma de se fazer eventos, vemos a criação de cursos, webinars, lives, vídeos gravados, enfim, formatos livres e totalmente inovadores para que você sempre encontre o que melhor se encaixa no seu tema.

Já é possível perceber o quão versáteis são os eventos virtuais, não é mesmo? 

Fique por dentro do que você vai descobrir neste post:

  • Quais as vantagens de se fazer um evento virtual?
  • Quais os tipos de eventos?
  • Quais dicas para o evento ser um sucesso?
  • Quais ferramentas e plataformas podem ser utilizadas?

 

VANTAGENS

  • Baixo custo de investimento

Ao contrário de eventos presenciais, em que você precisa se preocupar com comes e bebes, no virtual as pessoas realizam isso de forma simples e no próprio conforto da casa delas. Não é preciso que você, como organizador do evento, tenha esse tipo de gasto, sendo que pausas para o almoço e para café da tarde podem ser organizadas. É possível utilizar, também, plataformas gratuitas e de fácil acesso, o que também faz com que o custo do evento seja baixíssimo.

  • Flexibilidade e Praticidade

Um evento online conta com muita praticidade na hora ser organizado, tanto para você que está organizando, quanto para quem irá assistir, pois ambos podem fazer isso do conforto de suas casas e utilizando o melhor aparelho, seja ele o computador, o celular, o tablet entre outros.

  • Alto alcance

Você pode alcançar diversas pessoas de diferentes lugares do Brasil e do mundo com os eventos virtuais, não existem barreiras, como os presenciais normalmente têm: o evento ser realizado em outra cidade. Nos eventos online, se o participante tem um computador ou um tablet, ou até mesmo uma smart tv, ele já consegue participar! Incrível como a tecnologia nos enche de possibilidades, certo? E na hora da organização, você pode também pode decidir se será gratuito ou pago, o que influencia no alcance do seu evento.

 

TIPOS DE EVENTOS

Existem diversos tipos de eventos virtuais que surgiram e que se intensificaram em 2020 por conta da pandemia do Covid-19. Muitas empresas tiveram que se reinventar e aproveitar essa tendência, que com certeza irá fazer mais parte do cotidiano das pessoas e das empresas. 

Confira dois dos mais populares eventos:

  • Webinar

Os webinars são conferências, palestras ou reuniões que são realizadas pela internet. Eles contam com a participação de especialistas no tema a ser retratado  e são realizados em uma transmissão ao vivo, onde os participantes podem enviar perguntas e interagir com os apresentadores, para contribuir com o debate e tirar todas as dúvidas sobre o tema.

Esse é um evento para quem busca um formato dinâmico: nos webinars, participantes podem interagir diretamente com o participante ou enviar perguntas através de um chat, contribuindo de forma construtiva para o debate. 

  • Curso e Workshop online

Ensinar sobre algo que você domina ou convidar alguém para falar sobre isso é uma ótima ideia! Os cursos e workshops são maneiras rápidas e eficientes de ensinar algo novo para seu público. E possui também inúmeras plataformas onde pode ser realizado: de forma ao vivo ou gravada. É sempre importante escolher aquele que mais combina com o objetivo do seu curso/workshop.

 

DICAS PARA SEU EVENTO SER UM SUCESSO:

  • Organize todas as informações sobre palestrantes, datas, horários e a plataforma onde será realizado;
  • Não esqueça de divulgar seu evento virtual nos meios em que seu público se encontra;
  • Teste as ferramentas com antecedência para que tudo dê certo na hora;
  • Seja criativo(a);
  • Saiba aproveitar as oportunidades: veja as tendências do momento;
  • Escolha a plataforma que melhor combine com o seu evento.

 

FERRAMENTAS E PLATAFORMAS

Você pode estar se perguntando: com infinitas plataformas e ferramentas, qual eu devo usar? E é aí que vamos te ajudar também!

No momento de organização do evento, quando você estiver ajustando os detalhes de como ele será realizado, se será gratuito ou pago, isso influencia nas ferramentas das quais você vai precisar. Confira abaixo as plataformas onde você você realizar seu evento:

  • Zoom

O Zoom é uma plataforma para reuniões online em que podem ser feitas desde conferências à cursos e workshops de forma dinâmica. Com ferramentas de perguntas e respostas, bate papo, possibilidade de gravação, transmissão online entre outros, ele pode ser a escolha certeira na hora de criar um evento virtual. Suas funcionalidades ajudam muito!

  • Google Meets

O Google Meets também é uma plataforma para reuniões online e que foi disponibilizada em 2020 de forma gratuita até o final de setembro para todos que não possuem assinaturas G Suite. Com diversas funcionalidades como apresentação da tela do computador, foi muito utilizado para realização de cursos online, em que as pessoas entram num link super simples e podem acessar pelo telefone ou computador. Muito prático!

  • YouTube

As transmissões ao vivo se popularizaram no início da quarentena por conta do isolamento social devido ao Covid-19, foram cursos, palestras, workshops, tudo feito pela plataforma que reúne uma infinidade de conteúdos, que aliás, podem ser gravados e disponibilizados de forma oculta, onde somente quem tem o link conseguirá acessar. É bem prático, pois o YouTube se encontra mais no cotidiano das pessoas. 

Gostou das nossas dicas? Aproveite todas elas e faça seu evento um sucesso! Agora que você já sabe como funciona um evento virtual, precisa conhecer um pouco mais da Central de Inovação! Trabalhamos com eventos virtuais também e seria incrível poder te ajudar nesse processo! 

Temos um time de especialistas super competentes e criativos que farão o melhor para o seu evento! 

Vamos marcar uma reunião de ideias? Clique aqui

Open chat
Como podemos ajudar?