loader image

Comunicação integrada como alicerce das relações entre empresas e imprensa

Muito tem se falado sobre comunicação 360 dentro das organizações. A comunicação integrada é a soma alinhada de estratégias de planejamento e ferramentas que uma empresa utiliza para transmitir mensagens a clientes, colaboradores, fornecedores, comunidades, ou seja, a qualquer grupo que se relaciona com o negócio (stakeholders).  Esse formato pode ser adotado por pequenas, médias ou grandes empresas.

Mas, afinal, qual é o segredo de uma comunicação que funcione de ponta a ponta? O diálogo é o caminho e um dos elementos mais importantes para o sucesso dos negócios. Sem as interações, uma estratégia não seria bem executada ou estaria condenada ao fracasso desde o princípio.  Sendo assim, contribui para o alinhamento e execução das estratégias, bem como para a redução dos problemas e ruídos internos.  

A comunicação integrada pode contribuir para melhorar vários aspectos da empresa. Para isso, é importante traçar diversos planejamentos, juntar as ações de marketing, propaganda para alcançar os objetivos da organização, para promover sua marca, produtos, serviços, além de entregar uma experiência única ao consumidor. 

Há ainda a comunicação interna e externa que é responsável pela interligação entre o setor, além de outros nichos como relações públicas e assessoria de imprensa.  Esta última é essencial para que, não só os produtos, mas também as ideias da empresa sejam divulgadas para possíveis consumidores. Com a imagem que o cliente forma em relação à empresa se tornando cada vez mais importante, é impossível desprezar a atuação de um assessor de imprensa. E esta ponte que faz a roda girar.

O resultado é a construção de uma marca sólida,  fortalecimento de imagem e identidade para o público, impacto na percepção que os clientes têm da empresa que gera reconhecimento instantâneo, além de garantir um bom posicionamento no mercado e na sociedade em geral. 

Uma comunicação bem feita e correta, começa internamente, pois uma equipe bem informada, evita diversos problemas, mantém os profissionais alinhados e reduz o número de atritos interpessoais. Também potencializa a observância das normas de segurança e padrões de conduta, resultando em mais harmonia e segurança.

Como podemos ajudar?